Email

Tecnologia do Blogger.

mundodosnaturais.com

Fora do corpo, Que mistério é esse?

sábado, 19 de novembro de 2011

Estudo internacional analisa experiências extracorporais relatadas por pacientes. Núcleo de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora é o único participante da América Latina
Luciane Evans
Publicação: 19/11/2011 04:00

Eram 15h de domingo, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. No hospital da cidade, a paciente não respondia às reações da equipe médica ao seu redor. Seu sangue havia obstruído o coração. O cardiologista Leonardo Miana, chamado às pressas para o caso, a via pela primeira vez e ela já nem abria os olhos. Ao entubá-la, a paciente sofreu uma parada cardíaca. Em oito minutos os médicos fizeram o procedimento para retirar o sangue do coração e os batimentos voltaram.
Dois dias depois, ela acordou. Ao ver Leonardo pelo hospital, sem ninguém lhe dizer de quem se tratava, começou a chorar e a agradecer. Um ano depois, em uma outra unidade de saúde, reconheceu o residente da equipe que lhe salvara. Ela não sabia o nome dos profissionais. Só os conhecia porque, nos oito minutos em que ficou entre a vida e a morte, disse ter se visto fora do corpo durante todo o procedimento. “Ela não nos conhecia. Contou-me que se lembrava de toda a correria médica e que eu tinha lhe aberto o peito. É instigante ”, comenta Leonardo.
A pulga atrás da orelha em histórias como essas, em que pessoas juram ter saído do corpo enquanto estavam para se despedir da vida, não envolve poucas pessoas. Diante dos relatos e do número de casos, nos quais quem passou por essa experiência relata o aparecimento de luzes, imagens, túneis e tantas outras situações que deixam muitos arrepiados, a ciência resolveu encarar o desafio e tentar desvendar o que existe por trás disso: fé? Delírio?
As explicações para o mistério que ronda a humanidade há milhares de anos poderão vir de um estudo internacional, do qual Minas Gerais é o único estado da América Latina a participar. Empenhados na busca de investigar a natureza das experiências de quase morte (EQM’s), pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), há um ano, se uniram aos cientistas da Europa, Estados Unidos e Canadá, sendo ao todo 25 centros participantes da pesquisa. Duas mil pessoas serão ouvidas em todo o mundo, sendo que em Minas a estimativa é de que até 150 deem seu relato. O projeto está no início, mas em dois anos é possível que esse suspense chegue ao fim.
De acordo com Leonardo Miana, coordenador da pesquisa em Juiz de Fora, esse estudo começou em 2001 por Peter Fenwick, do Instituto de Psiquiatria de Londres e Sam Parnia, do Hospital Geral de Southampton, ambos da Inglaterra. “Eles conseguiram poucos casos. Dos pacientes que apresentam parada cardíaca, 10% têm a experiência de quase morte. E desses, 20% dizem sair do corpo”, conta, justificando a extensão da análise pelo mundo . Há pouco mais de um ano, Peter veio a um congresso no Brasil e conheceu o Nupes, coordenado pelo professor adjunto de psiquiatria e semiologia da Faculdade de Medicina da UFJF, Alexander Moreira de Almeida . “Ele achou interessante que profissionais de várias áreas, como cardiologia, filosofia e psicologia, participassem do núcleo. Há um ano, com aprovação dos hospitais e do Conselho de Ética e Pesquisa, ingressamos no projeto. Recebemos recursos da universidade e, desde então, esperamos a Fundação de Amparo às Pesquisas de Minas Gerais nos repassar R$ 200 mil para o trabalho”, comenta.
Cinco hospitais de Juiz de Fora participam desse estudo, sendo ao todo sete unidades de terapia intensiva (UTIs). Das cinco unidades hospitalares, três são particulares. Os outros dois são a Santa Casa da cidade e o Hospital Universitário da UFJF. A metodologia consiste em pôr prateleiras acima dos leitos das unidades de terapia intensiva. “Nelas há figuras impressas de pessoas conhecidas pela população”, conta o pesquisador. Tais imagens ficam localizadas a 30 centímetros do teto e só poderiam ser vistas por alguém que estivesse flutuando. O estudo é duplo-cego, ou seja, médicos e pacientes não sabem quais figuras estão ali.
Se alguma pessoa disser ter visto essas representações, segundo o pesquisador, essa pode ser a evidência de que a mente não está restrita ao cérebro. Em outras palavras, é uma forma de comprovar que existem almas. Por enquanto, os cientistas não contam os relatos já coletados, mas garantem que são interessantes. Há três correntes para o mistério: “A existência do espírito; a criação da mente do paciente; ou há uma hiperestimulação do cérebro com a perda rápida de oxigênio, que leva à estimulação do sistema límbico (responsável pelas emoções) a promover a visão das imagens”, aponta Leonardo.

VERACIDADE O curioso disso tudo é que, segundo ele, os casos relatados são semelhantes. “Estudos mostram que 80% das pessoas dizem ter visto um túnel e uma luz clara. Dentro desse túnel, podem ou não ver imagens de seu passado. Há uma sensação de prazer. Desses, 20% dizem ter saído do próprio corpo”, afirma Leonardo, acrescentando também que, geralmente, depois de uns dois anos em que o paciente passou por isso, ele passa a valorizar mais a vida. “Os relatos para nossa pesquisa são acompanhados por psicólogos que aplicam a escala de Greyson – com perguntas formadas por componentes cognitivos, emocionais, transcendentais e paranormais –, que classifica a EQM como padrão ou não.”
Ao ser padrão, a versão do paciente é gravada e é investigado se há menção das imagens da prateleira. Outros testes psicológicos e neurológicos também são feitos para algo que comprometa a veracidade da narrativa. Para o pesquisador, mesmo que um ou dois pacientes apresentem evidências consistentes no período de inatividade cerebral, haverá um forte indicativo de que mente e cérebro são coisas distintas e, portanto, o fenômeno não encontraria explicação nas teses convencionais que veem a mente humana como um produto gerado pelas atividades cerebrais. Mas se não forem relatadas evidências verídicas, há várias suposições: durante a parada cardíaca, algumas descargas elétricas ainda em atividade no cérebro resultariam na produção cognitiva de imagem. Há a hipótese de se tratar de criação mental involuntária atuando como um mecanismo de defesa para um momento como a morte.
Outra suposição, que pode causar rebuliço na medicina, é de o cérebro manter algumas de suas funções mesmo diante da falta de oxigênio, o que poderia resultar em novos procedimentos na saúde. Os pesquisadores deixam claro que o estudo não tem nada a ver com o misticismo, sobrenatural ou espiritual. “Estamos tratando do natural. Se acontece tanto assim, é algo da natureza. Durante muito tempo, a ciência ficou afastada do transcendental. Hoje, cada vez mais, o ser humano está buscando isso. É hora de a ciência ir atrás”, conclui. 
 
Fonte:
Jornal Estado de Minas

CURAS COM CLORETO DE MAGNÉSIO

domingo, 30 de outubro de 2011

CURAS COM CLORETO DE MAGNÉSIO

Extraído do livro 300 Receitinhas naturais para sua saúde (Frei Raul de Lima Sertã)
O Cloreto de Magnésio é encontrado em drogarias ou em farmácias de manipulação.
Desmanchar 100g de Cloreto de Magnésio em 3 litros de água filtrada e guardar em garrafas de vidro (não pode ser de plástico). 
Dosagem: 1 xicrinha = 50ml
Dos 40 aos 55 anos, tomar 1/2 xicrinha (25ml) pela manhã;
Dos 55 aos 70 anos, tomar 1 xicrinha (50ml) pela manhã;
Dos 70 em diante, tomar 1 xicrinha (50ml) pela manhã e outra à noite.
Doses para casos especiais: 1 xicrinha = 50ml
a) bico de papagaio, ciática, coluna, calcificação, surdez por calcificação: 1 xicrinha (50ml) pela manhã, de tarde e de noite.
b) artrose: 1 xicrinha de manhã. Mas, se em 20 dias não sentir melhora e não reparar nenhuma anormalidade, tomar 1 xicrinha de manhã e 1 de noite. 
c) próstata: 3 doses (manhã, tarde e noite, e em casos mais teimosos tomar 2 xicrinhas de manhã e 2 de noite).
d) rigidez muscular, cãibras, tremor, artérias duras, falta de atividade cerebral: 3 doses (de manhã, tarde e noite).
e) câncer: o magnésio pode frear as ramificações cancerosas. O MAGNÉSIO é o maior preventivo para o câncer não progredir e não formar tumor. Dose: 2 xicrinhas de manhã, 2 de tarde e 2 à noite.
f) Depois da cura, deve-se continuar tomando o CLORETO DE MAGNÉSIO para evitar a volta das enfermidades. As doses são aquelas indicadas para as várias idades.

NOTAS
1) Tomar sem medo o magnésio porque é alimento para o organismo.
2) O magnésio pode ser tomado com outros remédios.
3) O Cloreto de Magnésio abastece de magnésio o nosso organismo, e note-se que a falta de magnésio suficiente no organismo humano causa 13 enfermidades, entre as quais lembramos estas: prisão de ventre, vontade frequente de urinar, gases intestinais, menstruação escassa, debilidade dos músculos, desmaios...
4) Estas receitinhas do cloreto de magnésio estão sendo propagadas pelo Padre Reno J. Schorr que sarou de horrível reumatismo deformante: ficou enrolado como gato...


Abaixo, Padre Reno José Schorr escreve sobre o cloreto de magnésio.
Magnésio mágico – “O magnésio é uma descoberta fulminante da década de 1980, pouco difundida. Não é remédio, mas sim alimento essencial para a vida, a ponto de animais novos, bem tratados mas sem magnésio, morrerem todos em um mês. O magnésio controla 18 minerais e tem umas 300 funções.” 1. O Segredo do Magnésio – É indispensável conhecê-lo. Todos nós nascemos de uma única célula, que se multiplica, até a a idade adulta, em cerca de 100 trilhões de células variadas, que nos dão calor e energia. Enfileiradas, dariam uma volta ao mundo, ou mais.

Saiba mais em http://www.cloretodemagnesio.com

ATIVIDADE FÍSICA , um remédio natural

domingo, 23 de outubro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA PDF Imprimir E-mail
A atividade física é essencial para a vida. É prevenção e é  tratamento.  É um estilo de vida...
Benefícios da Atividade Física
1- Diminui 50% o risco de ataque cardíaco

O Exercício melhora a atividade cardíaca, aumentando a quantidade de sangue bombeado para o corpo. Fazendo 30 minutos de caminhada por dia, cinco dias na semana, o risco de ataque do coração diminui pela metade.

2- Aumenta o HDL- o bom colesterol e diminui o triglicérides

Cada vez que fazemos exercício, nossos níveis sanguíneos de colesterol saudável aumenta temporariamente. O HDL funciona como um caminhão de lixo, que ajuda a eliminar o mau colesterol das paredes das artérias- Arteriosclerose. Este processo deve estar associado a uma boa alimentação.

3- Diminui a pressão arterial

Este efeito encontramos em pacientes hipertensos, que começam a fazer atividade física.

4- Previne o câncer

Exercício regular e moderado aumenta a atividade das células assassinas naturais (NK) em 50% a mais que uma pessoa que leva a vida sedentária. As NK são capazes de destruir vírus, bactérias e células cancerígenas. O efeito positivo dura o dia todo. O dia que não fazemos exercício, a função do nosso sistema imunológico não é efetiva.

5- Aguça a capacidade mental

Existe uma clara relação entre o nível de atividade física e o nível de atividade mental em pessoas idosas.

6- Diminui a ansiedade

Por meio do uso ativo e regular do corpo, pode-se descobrir um sensação e bem-estar, uma grande vitalidade, uma atitude mais calma e relaxada frente as pressões de cada dia. 

7- Estimula a respiração profunda, abdominal

Melhora a oxigenação de todas as células do corpo.

8- Proporciona um sono reparador

9- Melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos

Estudos Epidemiológicos demonstram uma diminuição da incidência de câncer de cólon em pessoas que fazem exercício regular.

Os primeiros passos para melhorar a digestão são: combinação de alimentos, tomar 8 copos de água por dia, entre as refeições, fazer uma caminhada bem leve após as refeições.

O exercício vigoroso associado a uma dieta rica em fibras é um excelente remédio para o intestino preso.

10- Fortalece os músculos, ossos e ligamentos

11-Previne a Osteoporose

Investigações da Escola de Medicina em St. Louis, demonstraram que uma pode aumentar sua massa óssea em 32 ou 3% ao ano com exercícios de força.

12- Diminui o risco de desenvolver diabetes em adultos 

O exercício aumenta a habilidade das membranas musculares de transportar a glicose para as células musculares. Este tipo de transporte depende da insulina, por isso se requer uma dose menor de inulina. Está comprovado que o exercício ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina.

13- Melhora a memória

O Exercício ajuda a melhorar a comunicação em pacientes com Alzheimer. Em um estudo que examinava a habilidade para comunicar-se em 2 grupos de pacientes com Alzheimer, mais de 40% do grupo que estava no programa de caminhada, experimentou melhora na sua habilidade para comunicar-se. O outro grupo que participou apenas de aulas de conversação, não experimentou grande avanço.

14- Dá elegância à forma física

Combate a flacidez, celulite e auxilia a drenagem linfática.

15- Aumenta a auto-estima

Reflete uma melhora da postura e amor-próprio.

16-  Elimina o excesso de gordura

Um bilhão de pessoas estão com excesso de peso, no mundo. Vinte milhões de crianças, também.

Apenas o exercício é ineficaz, precisa estar acompanhado de uma dieta balanceada, mudar alguns hábitos como beliscar fora dos horários das refeições, evitar doces...Para quem quer perder peso é necessário um programa mais intenso de atividade física diário de 45 minutos a 1 hora.

17- Aumenta o Metabolismo

O exercício matutino aumenta o metabolismo do corpo, queimando assim mais gordura

18- Produz energia e disposição

A atividade física proporciona mais clareza mental, mais disposição para outras atividades.

19- Melhora o Humor

Devido a maior produção de endorfinas, quem faz exercício fica mais feliz

20- Aumenta a resistência

O que significa estar em boa forma? De acordo com American Collage of Sports Medicine, estar em forma é a habilidade de realizar atividade física de uma maneira moderada ou vigorosa, sem chegar ao cansaço excessivo.

21-Combate a Depressão

As endorfinas são os narcóticos naturais, que aliviam a dor e trazem uma sensação de bem-estar.A serotonina é um substância que está diminuída em pessoas depressivas. Para depressão a atividade mais benéfica é ao ar livre, pois a luz solar saudável também contribui para aumentar a serotonina e as endorfinas. Centro de estudos, mostram como o exercício diminui drasticamente a Depressão. Depois de uma sessão de 60 minutos de atividade aeróbica, ocorreu uma redução do desânimo e da tensão.

22- Retarda o envelhecimento

De acordo com o Estudo sobre Práticas Saudáveis realizado no Condado de Alameda, Califórnia, a atividade física foi considerado o elemento mais importante de Longevidade. Além de viver mais, esses idosos ativos tem disposição e gozam de saúde como uma pessoa de 20 a 30 anos a menos, que são sedentários.

23- Melhora a qualidade de vida

Para todo ser humano é muito importante ser independente para realizar as atividades da vida diária e a atividade física contribui para isto.

De todos os remédios conhecidos, não existe um com tantos benefícios fisiológicos e sem efeitos colaterais, se feito corretamente.

Movimento é vida, viva!
Fonte:
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=170:atividade-fisica&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

REPOUSO

REPOUSO PDF Imprimir E-mail
A necessidade de relaxamento é maior quando não temos tempo para relaxar.

Durante as revoluções da França e  Russia e na II Guerra mundial, esforços para aumentar a produtividade extendendo a semana de trabalho a mais de seis dias, tiveram consequências terríveis. Estes experimentos indicam que há uma necessidade psicológica de um dia de descanso depois de seis dias de trabalho.  O descanso vem de diversas formas: recessos periódicos, um sono reparador à noite, um descanso semanal e férias anuais.

O coração bate em média 110.000 vezes por dia, respiramos 28.,000 vezes, movemos os músculos maiores centenas de vezes, e usamos cerca de 15-20 bilhões de células cerebrais. Não é por nada que o sono é importante para restaurar a energia e manter a saúde.

Um bebê recem-nascido dorme em média 20 horas por dia; uma criança de 6 anos, 10 horas; uma de 12 anos, 9 horas; um adulto aproximadamente 8 horas.  Os doutores Breslow e Belloc em seu famoso estudo no Condado de Alameda, Califórnia, mostraram que as pessoas que dormem de 8 a 9 horas cada noite tinham melhor saúde dos que dormiam por períodos mais curtos ou mais longos de tempo. Os estudantes que estudam toda a noite antes de um exame, geralmente sofrem as consequências da privação de sono manifestada  em notas inferiores. Os horários de trabalho que não permitem um sono adequado podem resultar em uma desatenção aumentada ao realizá-lo.

O corpo trabalha em um ciclo de 24 horas por dia. Isto está basado nas  variações  do dia e da noite, dependendo da estação do ano. Os períodos de vigilia e sono, influenciam o  ritmo hormonal e a intensidade de sua secreção.

Cortisona: Este hormônio é secretado durante a segunda  metade do período do sono, a qual prepara o corpo para a atividade do dia seguinte. A cortisona tem numerosos efeitos, influenciando os níveis de glicose no corpo, regulando as concentrações de sódio e potássio, regulando a pressão sanguínea, e influindo na força dos  músculos. Os hábitos regulares de sono resultam em secreções regulares de cortisona.

Hormônio de crescimento: Este hormônio  é produzido durante a noite. Existem efeitos do hormônio de crescimento no metabolismo da glicose e dos aminoácidos.  Esses hormônios reparam as células.

Melatonina: As quantidades de secreção se aumentam durante a noite, porém pode ter maior função na  regulação sexual mais do que na regulação do sono.

Existem vários fatores que afetam o sono, estes incluem:

1. Regularidade no horário de  levantar-se e ir para a  cama.

Mudanças de trabalho, fuso horário, mudanças de sono aos finais de semana, podem prejudicar.

2. Um quarto tranquilo, livre de luz e barulho, ventilado, a uma temperatura confortável.

3. Os momentos antes de dormir não devem ser de discussões, ou gastos assistindo programas de televisão emocionantes e ou eventos estressantes.

Deve ser um momento tranquilo para leitura e relaxamento.

4. Exercício regular evitando a fadiga, pode ajudar.

5. A última refeição do dia deve ser leve e deve ser tomada algumas horas antes de ir dormir.

6. Um banho morno, pode ajudar a relaxar, antes de ir para a cama.

7. Evitar o álcool, cigarro, cafeína, e outras substâncias químicas que interferem nos padrões normais de sono.

O descanso regular e o descanso semanal nos proporcionam energia. O Criador nos diz:: “Vinde a mim todos os cansados  e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”  São Mateus 
Fonte:

http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=155:sono-adequado&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

AR PURO E RESPIRAÇÃO

AR PURO E RESPIRAÇÃO


Assim como todos os remédios naturais que o Criador nos oferece para manutenção da saúde, o ar puro é de fundamental importância para boa qualidade de vida dos seres humanos.

O organismo humano faz proveito do ar fresco, ou ar ambiente, para que possa realizar as trocas gasosas necessárias de modo que os tecidos do corpo possam respirar. Entende-se por troca gasosa a absorção do oxigênio (O2) pelos capilares sanguíneos pulmonares e a eliminação do dióxido de carbono (CO2), popularmente conhecido como gás carbônico, através dos alvéolos pulmonares.

Este processo de troca gasosa acontece durante a respiração, esta por sua vez consiste em duas fases: inspiração e expiração. Durante a inspiração os pulmões se enchem de ar fresco, este ar chega aos alvéolos pulmonares com uma pressão de O2 superior a pressão que este gás exerce dentro dos capilares sanguíneos pulmonares justapostos ao alvéolo, esta diferença de pressão faz com que o O2 passe para dentro do capilar sanguíneo e daí para o resto do organismo chegando a todas as células dos tecidos. Simultaneamente o CO2, produto do metabolismo celular, chega aos pulmões através dos capilares sanguíneos pulmonares numa pressão maior do que a exercida pelo mesmo gás dentro do alvéolo, então, por diferença de pressão (sempre do ambiente de maior pressão para o de menor pressão) o CO2 passa para os alvéolos e é eliminado durante a expiração. É desta forma simples que nosso organismo respira.

Durante o repouso, ou seja, trabalhando, comendo, assistindo TV, lendo, passeando, dormindo, dentre outras atividades sem alto nível de esforço físico, o músculo responsável pela respiração é o diafragma, este tem forma de cúpula e divide o tronco em tórax, acima do diafragma, e abdome, abaixo do diafragma. Ao contrair-se, o diafragma empurra as vísceras abdominais para baixo e conseqüentemente estas se projetam pra frente, uma vez que a parede abdominal anterior é constituída por músculos, o que a torna flexível, deste modo há mais espaço para os pulmões expandirem dentro do tórax, proporcionando uma maior quantidade de ar fresco para os alvéolos. É muito importante que este mecanismo seja respeitado, pois deste modo as bases pulmonares, locais cujos capilares são ricos em sangue e alvéolos são pobres em ar fresco, recebem maior quantidade de O2 e todo o sangue presente em seus capilares podem absorver este gás. O oposto acontece nos ápices pulmonares, locais mais altos dos pulmões, onde os alvéolos são ricos em ar fresco e os capilares sanguíneos pobres em sangue, no entanto, quando não permitimos, consciente ou inconscientemente, que o diafragma desenvolva seu trabalho na mecânica respiratória, inflamos mais os ápices pulmonares em detrimento das bases, o que proporciona uma troca gasosa deficiente.

Se conseguirmos associar pulmões saudáveis a uma mecânica respiratória eficaz teremos então um aproveitamento muito melhor do O2 disponível no ar ambiente e conseqüentemente menor risco de desenvolvermos doenças relacionadas ao sistema respiratório e à respiração tecidual. Não podemos esquecer que o oxigênio é um dos principais nutrientes das células do organismo e dele depende a saúde do corpo como um todo. Um sistema respiratório mal cuidado, ou seja, mecânica respiratória comprometida, doença respiratória não tratada dentre outros fatores, representa doença para todo o organismo, não apenas para os pulmões, uma vez que dele depende a troca gasosa, por outro lado, quando estamos expostos a um ar ambiente poluído por gases nocivos, como, por exemplo, monóxido de carbono (CO) proveniente de escapamento de automóveis e combustão do cigarro, também nos expomos a doenças para todo o organismo, uma vez que do ar ambiente extraímos gases para o interior dos alvéolos.

Muitos têm como prática diária alguma atividade física com o intuito de fortalecer o sistema cardiovascular e imunológico, desta forma preservando a saúde, na maioria das empresas é realizado ginástica laboral para que seus funcionários não sejam prejudicados pelos efeitos do sedentarismo, então uma boa dica para que se preserve e até melhore o desempenho do sistema respiratório é a prática de alguns exercícios respiratórios ao ar livre, associados ou não a outros exercícios físicos:

1. Respiração diafragmática: Esta é a forma correta de respirar e deve ser adotada por todos, consiste em permitir que “barriga estufe” levemente durante a inspiração, e o tórax deve expandir somente no final da inspiração; é como se enchêssemos de ar primeiro o abdome e depois o tórax. Na infância todos nós fazemos respiração diafragmática, mas na idade adulta muitos necessitam de treino para reaprendê-la, se este for o seu caso, vale à pena treinar!

2. Respiração associada a membros superiores: durante a inspiração eleve os braços estendidos à frente do corpo até que as mãos estejam acima da cabeça, conte até três para começar a soltar o ar e abaixe os braços expirando.

3. Respiração em três tempos: muito semelhante ao exercício anterior, eleve os braços em três fases e inspire no mesmo ritmo, após a última fase as mãos já devem estar acima da cabeça, só então expire lentamente enquanto abaixa os braços.

É importante que haja poucas repetições de cada exercício, caso contrário haverá muita eliminação de CO2, o que causa vasoconstrição cerebral e conseqüente dor de cabeça.

Escrito por Ana Paula Melo

Fonte:
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=150:ar-puro-e-respiracao&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

CONFIANÇA EM DEUS

CONFIANÇA EM DEUS


prayElementos como: sol, água, ar puro, exercícios físicos, alimentação saudável, pureza de vida, devem ser vistos como os "Remédios Divinos"; quem os criou foi o verdadeiro médico de nosso corpo e mente.

Compreender que Deus é nosso médico, é o remédio em si mesmo, capaz de potencializar a ação de todos os conselhos que nos foram dados. A fé em Deus como criador e nos Seus agentes de cura, farão a diferença entre simplesmente buscar recuperar a saúde e consegui-la, ainda que busque apenas os recursos naturais.

Nosso organismo foi programado para responder a essa realidade se obedecer e reconhecer a existência de um criador que nos ama e provê TODOS os recursos para nossa saúde e felicidade. TODOS!

"O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades..." Filipenses 4:19

Esta é uma realidade que está patente aos nossos olhos mas, na prática isto nem sempre é experimentado.

Temos um Deus que nos ama e está interessado em nossa saúde e felicidade. Um Deus Que nos diz: "...Até os cabelos da vossa cabeça estão por mim contados." Lucas 12: 17

"... Aquele que tocar em você, toca na menina dos meus olhos." Zacarias 2:8

Em meio ao corre-corre do dia- a dia, absortos em nossos compromissos e muitas atividades, nem sempre paramos para perceber e ouvir a voz de Deus a nos mostrar o caminho.

Ninguém poderá ter saúde mantendo um espírito de descontentamento, murmuração e queixa. Depressão mental e penumbra espiritual levam à morte. Mais pessoas morrem por falta de confiança do que, talvez por qualquer outro mal. Na verdade, mais pessoas morrem de medo do que por qualquer outro fator. A despeito do avanço tecnológico sugerindo "segurança", nunca na história da humanidade presenciamos tantas pessoas sofrendo, com doenças causadas por medo e insegurança!

O permanente sentimento de confiança, é necessário para a manutenção da saúde. Nunca haverá saúde no corpo de um indivíduo pessimista, desconfiado, preocupado, temeroso... Estes sentimentos já são em si doenças. É preciso que mantenhamos um espírito calmo e confiante mesmo em circunstâncias adversas!

Não será com palavras que se conseguirá incutir confiança e resistência de espírito na mente de pessoas temerosas e ansiosas. Confiança inabalável e fé não vêm por acaso; não antes que se aperceba que está lidando com Alguém que nunca falhou! Este tipo de confiança levará a pessoa a fazer suas as palavras de Paulo:

"Eu sei em quem tenho crido e estou certo que Ele é poderoso..." II Timóteo 1:12

Esta confiança é resultado de um profundo conhecimento de Deus, na prática. É resultado do conhecimento e obediência à Sua vontade, na certeza de que ela é melhor para nossa vida.

Quando compreendemos que Deus é o nosso Criador, portanto sabe perfeitamente o que é melhor para a nosso corpo e mente; que além de tudo, Ele ainda pode operar até o nosso querer e realizar; o passo seguinte é confiar e obedecer.
"Porque Deus é quem opera em nós tanto o querer como o realizar, segundo Sua boa vontade." Filipenses 2:13

Deus fez quase tudo! Mas, a escolha do controle e equilíbrio para a vida depende de cada um. Devido às fraquezas próprias da vontade humana, trazidas pelo pecado do homem e do afastamento das leis de Deus, o ser humano é incapaz de conduzir seu mundo por si mesmo. Muitos tem tentado mas, fracassam. Muitos estão perguntando: "Onde encontrar respostas para alcançar a vitória contra os hábitos errados que destroem a saúde e a vida?" É aqui onde o auto-controle estabelece relação com a fé que vem do poder de Deus. A fim de que o homem tenha paz real, saúde e alegria, ainda aqui neste mundo, ele precisa alimentar sua natureza espiritual. É obra de uma vida! Degrau a degrau...

"... Empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé, a bondade: à bondade, o conhecimento: ao conhecimento, o domínio próprio: ao domínio próprio, a perseverança: à perseverança, a piedade: à piedade, a fraternidade: à fraternidade, o amor: " II Pedro 1: 5 a 7

É possível praticando na vida diária, o autocontrole por meio da confiança no poder de Deus. Será possível quando o estilo de vida for compatível com os remédios providenciados pelo Criador, para o bem estar e felicidade de Suas criaturas.

Confia!

"Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado.

Deleita-te no Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração.

Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.

Descansa no Senhor e espera nEle." Salmo 37; 3 a 7

Refletindo

Muitos gastam a vida e a saúde atrás de dinheiro, fama ou sucesso: depois. Quando perdem a saúde, dariam tudo o que conseguiram para recuperá-la. Há um caminho mais seguro e certo:

Deus é capaz de repreender enfermidades e devolver a saúde e, muitas vezes ele pede que para tanto, observemos regras tão simples e práticas: "As Leis Naturais" ou: Os Remédios de Deus Encontrados na Natureza." 

Fonte:
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=121:confianca-em-deus&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

ALIMENTAÇÃO NATURAL

ALIMENTAÇÃO NATURAL


ALIMENTAÇÃO NATURALAs pessoas geralmente se perguntam:

Será que o que eu como pode realmente interferir na minha vitalidade? Se sim, como isso acontece?

Para entender melhor o papel da nutrição adequada, primeiramente é necessário lembrar que nosso corpo é formado exclusivamente por células (aproximadamente 100 trilhões) e que as células são formadas por nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, lipídeos).

A cada dia, cerca de 50 bilhões de células se renovam e para que esse processo ocorra adequadamente, é necessário que esses nutrientes sejam fornecidos pela alimentação.

Elucidando isso, uma escritora do século XIX escreveu que: “nosso corpo é formado pela comida que ingerimos”1

Agora fica a pergunta: “Você está apenas alimentando seu corpo ou realmente nutrindo?”

É aqui que encontramos o diferencial em adotar os alimentos integrais na dieta, pois infelizmente, os alimentos refinados e beneficiados como farinhas, pães, biscoitos, arroz que as pessoas costumam usar perderam a maior parte do seu valor nutritivo.

Aumentar o consumo de alimentos naturais como frutas e hortaliças também será um fator primordial para a nutrição celular. Pelo menos 30 a 40% do volume da refeição deve ser constituído por alimentos crus para evitar a perda de vitaminas essências que ocorrem durante o cozimento.  

Adotar uma dieta vegetariana é sem dúvida uma optar por uma vida mais saudável. O meio ambiente também é poupado do peso da produção de alimentos de origem animal.

Os benefícios de uma dieta vegetariana continuam a ser revelados a cada dia em estudos científicos e em experiências pessoais.

Uma dieta sem produtos de origem animal é isenta de colesterol, pobre em gordura saturada e rica em fibras, vitaminas, minerais.

Isto representa uma enorme diminuição no risco de dislipidemias, arteriosclerose, infarto, derrame, diabetes, câncer, constipação intestinal, entre outras.

Além disto, por eliminar alimentos altamente contaminados por antibióticos, hormônios, pesticidas, além de alimentos alergênicos como o leite, este estilo alimentar também evita o surgimento de diversos tipos de alergias e intolerâncias.

A dieta vegetariana tende a ter um reduzido valor calórico, o que facilita o controle de peso e desconfortos causados pela obesidade.

A alimentação vegetariana traz ainda o benefício de ser rica em alimentos funcionais que contém compostos bioativos que atuam na saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida e na prevenção e controle de diversas doenças.

Adotar uma dieta vegetariana sem dúvida trará os maiores benefícios na melhora de sua qualidade de vida e de sua família!

Fonte:
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=113:alimentacao-natural&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

Remédio natural, TEMPERANÇA

TEMPERANÇA


TEMPERANÇAMuitos não tem entendimento do que é a verdadeira Temperança. Para muitos, a temperança é o controle próprio ou a moderação. Uma definição de temperança do dicionário Webster é: “Moderação em ação, pensamento ou sentimento.

Outra definição de temperança é: A verdadeira temperança nos ensina a deixarmos completamente tudo que é prejudicial e usar moderadamente tudo que é saudável.

A temperança é necessária para evitar um comportamento que destrua a saúde. O álcool, o cigarro e outras drogas atraem porque são promovidas como divertidas, estimulantes,  que aliviam o stress e a dor. Inclusive muitas bebidas que parecem inocentes, são bem populares, mas contém droga. A teofilina e a cafeína estão no café e em alguns tipos de chás. Algumas bebidas de frutas contem álcool. Usar álcool, cigarro,e outras drogas em qualquer quantidade é prejudicial e pode levar a uma dependência. Alguns medicamentos também podem levar a uma dependência. As drogas destroem a pureza da mente e da alma quando a intoxicação leva ao abuso e violência. As drogas destroem a mente. Em lugar de estimulantes artificiais, com uma ressaca, logo em seguida, faça exercício físico. No lugar de químicos, estimulantes e antidepresivos, relaxe por meio da luz solar e do descanso.

Tenha sempre em mente: “Tudo posso, nAquele que me fortalece”.   Filipenses 4:13

Fonte:
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=111:temperanca&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

ÁGUA PURA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A água é indispensável para a vida.

Cada corpo, célula, tecido, e órgão necessita água para realizar as suas funções. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transportar materiais e oxigenar as células, remover as toxinas, prevenir a constipação, umidecer os tecidos, amortecer os  ligamentos, e manter o fluxo do sangue. Quando não tomamos suficiente água, o sangue fica mais concentrado.  Beba mais água que a sua sede demanda. Sucos de frutas e vegetais contribuem para a  hidratação, porém o café, o chá mate e o  álcool aumentam a perda de fluídos.

O que acontece no organismo quando a água é insuficiente?

A perda excessiva água impede as funções vitais do corpo. Como reação compensatória o  corpo diminui a secreção de suor e urina.

A desidratação resulta em:

• Aumenta a temperatura do corpo
• Liberação insuficiente de toxinas
• Aumenta a concentração do sangue
• Intestino preso
• Dores de cabeça,  ansiedade,  depressão

VANTAGENS  DE TOMAR AGUA

Tomar água adequadamente reduz o risco de formações de pedra nos rins.

O Journal of the American Medical Association chamou a atenção ao risco  que  tem os idosos nos Estados Unidos pela falta de consumo de líquidos.  É estimado que a hidratação  adequada poderia evitar milhares de dias de  hospitalização e milhões de dólares cada ano naquele país. Esta observação tem implicações a todas as idades.

QUANTA ÁGUA?

Tal como demonstrado pelo Dr. Mervyn Hardinge, em um  experimento clássico conduzido pelo Dr. Pitts na Universidade de Harvard, demonstrou o impacto do consumo de água na atividade atlética.

Na primera prova foram instruídos para caminhar tanto quanto pudessem numa esteira à aproximadamente 5.6 Km por hora, sem tomar nada de água. Depois de 3 horas e meia, a temperatura de seus corpos subiu a mais de 38 graus e os atletas chegaram a um ponto de cansaço extremo.

Na segunda prova, aos mesmos atletas foi permitido tomar tanta agua quanto desejassem. Nessas condições, levou 6 horas para chegarem ao cansaço extremo.

O Dr. Pitts descobriu que estes atletas tomaram um terço menos de água que a quantidade perdida em seu suor. Em outras palavras,  a quantidade de água que realmente necessitavam era  o seu desejo, mais um terço.

Na terceira prova os mesmos atletas foram forçados a tomar a quantidade  de água que haviam tomado na prova  anterior mais o volume extra que haviam perdido no suor. A temperatura corporal não chegou aos 38 graus. Ao final das sete horas, o experimento terminou, sem que os atletas sentissem cansaço extremo, e até podiam continuar  caminhando indefinidamente.

Este e outros estudos demonstram que a sede não é um  indicador confiável da necessidade de água. Um guia prático para o consumo de água é tomar água desde o momento do despertar,  entre as refeições, durante todo o dia para assegurar que a urina seja clara e diluída.

A água pura e brilhante reflete como os diamantes, mas é muito mais valiosa do que eles. Beba 8 copos de água por dia.

A  vida não pode existir sem água. Todas as funções do  corpo a requerem. A água pura e fresca, ajuda em grande medida na restauração do corpo. Da mesms forma, na nossa vida espiritual,  não podemos viver eternamente sem  a “Água da  Vida”. João 4:13 e 14




Fonte: http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=108:agua-pura&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

LUZ SOLAR, um remédio natural

segunda-feira, 17 de outubro de 2011


LUZ SOLAR


A luz solar mantêm a temperatura ambiente do planeta. Desta forma ajuda os animais e as plantas a viver, e é um ingrediente vital em nosso ambiente.

1. As plantas precisam luz solar para a fotossíntese.

As plantas transformam dióxido de carbono e água em oxigênio e formam sustâncias orgânicas, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras.

2. A luz solar produz vitamina D.

A luz solar converte o colesterol derivado da pele em vitamina D, que é absorvida pela corrente sanguínea.

A luz solar ajuda a construir e reparar os ossos através de um elevado nível de vitamina D no sistema. Através da exposição de luz solar, aumenta a absorção de cálcio, ajudando a previnir raquitismo e osteomalácia.

3. A  luz solar mata a muitas  bactérias, vírus, e mofo.

4. A Luz solar e o câncer.

H.G. Ainsleigh observou que a conexão que existe entre a exposição ao sol e a diminuição de mortes parece ser devido a habilidade da vitamina D e combater o crescimento anormal de certos cânceres. O índice de câncer de próstata é aumentado em lugares frios, sem sol.

5. A luz do sol ajuda a  produção de serotonina.

Investigações tem demonstrado que a luz brilhante, assim como a luz solar, está associada com o aumento da   produção de serotonina em um dia, prevenindo e até tratando a depressão. O Trastorno Afetivo Estacional (TAE) foi descrito en 1984 pelo Dr. Norman Rosenthal, um neuropsiquiatra do Instituto Nacional de Saúde Mental. O TAE é conhecido como um tipo de depressão com perda de energia, alteração do apetite, tendência a dormir muito, dificuldade para para a concentração e irritabilidade. Alguns tem sentido estes sintomas em invernos consecutivos, porém não tem esses sintomas na primavera e verão, por causa do sol.

O  Dr. Mark Levy, Presidente da  Fundação de Psicanálisise de São Francisco, disse, ”Para os que sofrem de casos leves de depressão, 30 minutos de exercício pela manhã, recebendo a luz solar é tudo que o paciente precisa para o total reestabelecimento.

A exposição ao sol deve ser diária. No começo da manhã e ao final da tarde, tomando todos os cuidados, devido ao  aumento da radiação, para evitar o risco de câncer de pele.

Os raios  de sol  trazem saúde e alegria e o Sol da Justiça a cada manhã em nossa vida, aquece a alma e dá brilho à vida.
Fonte:

Leite Faz mal para a saúde?

domingo, 2 de outubro de 2011

7 RAZÕES PARA DIMINUIR O CONSUMO DE LEITE
        “Beba todo o seu leite” é uma frase que muitas pessoas cresceram ouvindo. No entanto, cada vez mais evidências sugerem que o leite não é tão saudável como foi acreditado ser, e o leite que bebíamos no passado não é tão saudável como o industrializado que bebemos atualmente. Pessoas conscientes da saúde estão desistindo do leite e virando-se para outras alternativas. Aqui estão 7 razões pelas quais todos nós podemos pensar em evitar o leite de vaca:
1) A noção de que o leite é essencial para prevenir a osteoporose provém do fato de ser uma das fontes de cálcio mais bem absorvidas e por vários estudos terem mostrado que o consumo do leite aumenta a densidade mineral óssea, no entanto, alguns estudos demonstram o contrário. O leite não faz manter nossos ossos saudáveis, evitando fraturas e osteoporose. De fato, segundo o Nurse's Health Study, laticínios podem realmente aumentar o risco de fraturas em vez de proteger os nossos ossos. Países como os da África e da Ásia que não consomem grandes quantidades de produtos lácteos na verdade, têm as taxas mais baixas de osteoporose.

2) Os laticínios, apesar de possuírem um índice Glicêmico (IG) baixo, aumentam muito a liberação da insulina pelo pâncreas, o que pode causar resistência à insulina, que está relacionada à origem de várias patologias, como a síndrome metabólica. O consumo de leite bovino tem sido associado também à diabetes tipo 1, especialmente quando a exposição a este alimento se dá nos primeiros meses de vida.

3)  Outros estudos ainda estabeleceram uma correlação muito forte entre o consumo do leite e a prevalência de esclerose múltipla e Parkison.

4) Laticínios podem aumentar risco de câncer. A pesquisa revelou que grande ingestão de produtos lácteos pode aumentar o risco de câncer de próstata em 30 a 50 por cento. Outros estudos epidemiológicos e experimentais associam o consumo desse grupo de alimentos com alguns tipos de cânceres de ovário, testículo e próstata.
5) Cerca de 75 por cento da população mundial é intolerante à lactose, o que significa que eles são incapazes de digerir leite. Lactase é a enzima necessária para digerir a lactose, e a maioria das pessoas deixam de produzir com cerca de 5 anos de idade.
6) Os produtos lácteos  estão cheios de gordura saturada, estando ligados a doenças cardíacas. Países como o Japão tem um nível muito baixo de doenças cardíacas bem como câncer, e pesquisa mostra que pode haver uma ligação entre uma proteína no leite.
7) As pessoas com diferentes tipos de queixas notam uma melhora significativa quando  evitam laticínios. Queixas de saúde associados com intolerância ao leite incluem a síndrome do intestino irritável, alergias, problemas de sinusite e infecções do ouvido.
   Então, qual é o primeiro passo para diminuir o consumo de leite?

* Tome banho de sol saudável, para garantir a abundância de vitamina D.
* Tente substituir o leite por leite castanhas (ou leite de soja) 
* O abacate é um maravilhoso substituto da manteiga.

FONTES DE CÁLCIO:
- Feijões de todos os tipos inclusive soja, ervilha, lentilha e grão de bico que tem alto teor de Cálcio e Fósforo que é essencial à formação dos ossos;
- Verduras de folha (Alface, Almeirão, Agrião, Brócolis, Chicória, Couve, Rúcula, etc.)
- Tofú (queijo de soja);
- Castanhas, gergelim e ameixas secas.
- Iogurte feito com leite desnatado.
   Um indivíduo saudável que não sofra nenhuma das patologias associadas ao consumo do leite e que siga um estilo de vida saudável poderá consumir pequenas quantidades de laticínios fermentados de agricultura biológica, desde que este não produza reações adversas.
         Tenha mais saúde...Use alimentos de origem vegetal!

Escrito por Cristiane Krusche Becker de Andrade
Fonte: Sheryl Walters, NaturalNews.com, 7 de janeiro de 2009
Revista Nutrição, Saúde & Performance

Fonte
http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=207:7-r

REPOSITOR HORMONAL - NATURAL

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


Há muito tempo quero editar no meu blog as funções benéficas da folha da AMORA, eu particularmente tenho feito uso desta maravilha da NATUREZA, apesar de saber de seus benefícios ha algum tempo, nao a utilizava, somente agora com a chegada da menopausa pelo fato de nao querer fazer uma reposiçao hormonal medicamentosa, optei por procurar algo natural....e com isso pesquisando encontrei essa MARAVILHA DIVINA QUE PODERÁ mudar a vida de muitos que fizerem o seu uso da forma correta.

segue abaixo algumas de suas funçoes:

Chá de amora -vejam a utilidade que tem!!!!
Laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireóide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvinescimento e beleza da pele. A amora ajuda a prevenir infecção
urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago. Os japoneses substituem a água por chá de amora, talvez aí esteja o segredo da longevidade e saúde.

A AMORA OU AMOREIRA (Morus Alba) é conhecida como a planta REGULADORA DOS HORMÔNIOS por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido,dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários...

É ainda planta anti-cancerígena, no combate a osteoporose, como tônico muscular nas práticas desportivas, por possui alto teor de potássio. Depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireóide. Possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E contribuindo assim para o rejuvinescimento e beleza da pele.

A amora ajuda a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago.

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

USAR TRÊS FOLHAS EM 1 LITRO DE AGUA FERVENTE, COBRIR E DEPOIS DE FRIO TOMAR 3 VEZES AO DIA.

Em outro site encontrei outras informaçoes importantes....e a apresentaçao do cha comercializado em embalagens....
e famosa por ser muito nutritiva. Ela Possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.


Nas crianças fortalece a memória, tem ferro e cálcio natural (misture o chá a um pouco de suco de uva concentrado ou outros sabores).
Recomendado para mulheres em menopausa, visando amenizar o climatério, restabelecer a libido e a lubrificação.
O CHÁ DE AMORA MIURA, difere de um remédio, sendo alimento natural. Use esse chá, intercalando o consumo com água de hora em hora e os resultados irão aparecer em poucos dias. O tratamento recomendado é por um período MÍNIMO de 90 dias, devendo qualquer pessoa, manter na sua receita alimentar diária o consumo desse chá, a exemplo das tradições asiáticas que nos brindaram esse saudável hábito.


Benefícios: Traduzido dos laudos japoneses.

1 - Auxiliar no combate ao Diabetes - Possui a DNJ, Inibidora da Taxa de Glicose com

a liberação Natural de insulina;

2 - Rica em Proteínas e Sais Minerais;

3 - Previne a obesidade pela decomposição do açúcar no intestino delgado;

4 - Auxiliar na inibição da elevação da Pressão Arterial;

5 - Auxiliar no equilíbrio das taxas de Colesterol e de Gorduras Neutras no Sangue;

6 - Auxilia o funcionamento do Fígado e dos Rins;

7 - Auxiliar na inibição do Câncer;

8 - Auxiliar no combate a Prisão de Ventre;

9 - Auxiliar na regulagem do Intestino e Sistema Endócrino;

10- Suplemento alimentar com Efeito Bactericida e Antiinflamatório;

11- Previne a Osteoporose.


Foram veiculados na TV japonesa os efeitos benéficos do Chá da folha da Amora Miúra para auxiliar no controle da Diabetes em Outubro de 2004. Laudos da sua eficácia foram emitidos pelo Ministério da Saúde no Japão.


Orgânico:

O cultivo de Amora Miúra do Sr. Momoru Yamamoto é isento de inseticida, fungicida e herbicida. O que o torna orgânico, sendo ainda mais saudável.

Óleo de menta faz bem pra saúde?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011



Cinnamomum camphora (família, Lauraceae)
Extração: O óleo é extraído da madeira desta planta. é originário da China e Japão
Método de Extração: Destilação a vapor
Classe aromaterapêutica: Balanceador Estimulante
Aroma Típico: Canforado
Nota do Aroma: Oleosa
Propriedades: Afrodisíaco, relaxante, suavizante, antiestresse
Ações: Desodorante, condicionador cutâneo, afrodisíaco, relaxante muscular Repelente de insetos, detergente, desinfetante Ótimo para meditAções
CombinAções: Ylang Ylang, Laranja, Mandarina, Olibano
Precauções :Evitar durante a gravidez ou quem sofre de epilepsia.

Hortelã do Brasil
Mentha arvensis (família, Lamiaceae)
Extração: O óleo é extraído folhas frescas e semi-secas. Cultivada na Bretanha, América, Europa e China, cresce um pouco por toda à parte.
Método de Extração: Destilação a vapor.
Classe aromaterapêutica: Estimulante Refrescante
Tradição herbórea: A menta era apreciada no Japão e China durante séculos e foi encontrada em túmulos Egípcios datados de 1000 A.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como chá ou mascavam as folhas para curar problemas de estômago ou nervos.
Aroma Típico: Menta
Tipo de Pele:Oleosa
Nota do Aroma: Alta
Propriedades: O óleo essencial é constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, desanuvia a cabeça. estimula e é calmante. refrescante e suavizante. Anti-séptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo.
Principais Constituintes: Mentol, Mentona, Cineol.
Ações: Aumenta o metabolismo, revive, refresca e energiza.
CombinAções: Eucalipto, Lavanda, Alecrim, Manjerona, Bergamota, Gerânio, Sandalo.
Precauções :O óleo essencial de menta é muito potente; por isso não aplicar sobre a pele sem diluir ou antes de dormir. Usar sempre moderadamente. O uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono.


Hortelã Pimenta
Mentha piperita (família, Lamiaceae [Labiatae])
Extração: O óleo é extraído folhas frescas e semi-secas. Cultivada na Bretanha, América, Europa, Índia e China, cresce um pouco por toda à parte.
Método de Extração: Destilação a vapor.
Classe aromaterapêutica:Energizante Estimulante Refrescante
Tradição herbórea: A menta era apreciada no Japão e China durante séculos e foi encontrada em túmulos Egípcios datados de 1000 a.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como chá ou mascavam as folhas para curar problemas de estômago ou nervos.
Aroma Típico: Menta
Tipo de Pele:Manchada
Nota do Aroma: Alta
Propriedades: O óleo essencial é constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, desanuvia a cabeça. Estimula e é calmante. Refrescante e suavizante. Restaura e revigora o corpo e a alma. Anti-séptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo.
Principais Constituintes: Mentol, Mentona, Cíñelo, Pineno, Timol, Carvone.
Ações: Dor de cabeça, náusea, cansaço, apatia, tosse, problemas digestivos, problemas intestinais, flatulência, dor muscular, congestão sinus nasal, choque, fraqueza, enjôo durante viagem, infecções na boca e nas gengivas, cansaço mental, circulação deficiente.
CombinAções: Eucalipto, Lavanda, Alecrim, Manjerona, Bergamota, Gerânio, Sandalo.
Precauções :Pode causar irritação na pele O óleo essencial de menta é muito potente; por isso não aplicar sobre a pele sem diluir, ou antes, de dormir. Usar sempre moderadamente. O uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono. Evite utilizar durante a gravidez.

Reynaldo Gianecchini fez cirurgia espiritual

Reynaldo Gianecchini fez cirurgia espiritual durante internação, diz jornal

O ator teria sido 'operado' pelo médium João Barbel, o mesmo que tratou seu pai.
Do EGO, no Rio
Tamanho da letra



-Iwi Onodera/- EGO -

Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini fez uma cirurgia espiritual, durante sua internação no hospital Sírio Libânes, no mês passado, segundo o jornal "O Dia".

O ator, que está batalhando contra um câncer no sistema linfático, foi 'operado' pelo médium João Berbel, do Instituto Medicina do Além, de Franca, no interior de São Paulo - o mesmo que tratou de seu pai.

"A cirurgia espiritual entra como um complemento ao tratamento da medicina convencional. Espiritualmente, é mais fácil curar um câncer que um resfriado. E este mistério ainda desafia a medicina. Assim como tratamos do seu pai, rogamos a Deus e aos bondosos irmãos espirituais que tenham compaixão do irmão Gianechini", declarou Berbel, que é guiado pelo espírito Ismael Alonso, que em vida foi médico em Franca e morreu em 1964.

A cirurgia espiritual não é feita no corpo físico - não há cortes ou dor -, mas sim no no corpo espiritual, também chamado de perispírito, onde estaria a origem de todas as doenças. João explica que ela é feita através da fé e do amor e executada por amigos espirituais.

Fonte: Ego

O poder dos Alimentos

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Revista que se debruça sobre a importância dos alimentos para uma vida saudável. tem vários temas, dos quais destacamos: PROTEJA A SUA SAÚDE!
- Top 10 dos alimentos que fortalecem o coração.
- A importância do azeite
- A importância das uvas e do vinho
- Dieta da longa vida: perca até 15 quilos e melhore a sua saúde em 15 dias-
- O leite – bebida vital.
- A ajuda de vários alimentos na prevenção de doenças.
Nome: O poder dos Alimentos
Estilo: Revista
Gênero: Alimentação Saudavel
Editora: Alto Astral
Formato: Rar / PDF
Tamanho: 30 MB

BAIXE AQUI: http://bitshare.com/?f=fszd7d1h 
                        http://www.fileserve.com/file/FPAJvPx

própolis verde; doce remédio

segunda-feira, 27 de junho de 2011





A origem botânica do própolis verde, em alta como antibiótico natural e alimento, é o alecrim do campo, encontrado nas vassourinhas do cerrado em Minas Gerais. Produção é de 20 toneladas mensais
Geórgea Choucair

Antibiótico natural e muito usado no combate às enfermidades, o própolis verde está em alta entre os pesquisadores para ser usado como suplemento alimentar e preventivo de diversos tipos de doenças. Na odontologia, o produto também ganha espaço nas pesquisas. O clima de Minas Gerais favorece a produção, que acaba de ganhar um peso a mais no estado: o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estabeleceu em maio a primeira denominação de origem para o própolis verde no Brasil, através da Portaria nº 1138, de 2011.

A região de própolis verde no estado é composta por 102 municípios mineiros localizados em áreas de produção dos associados da Federação Mineira de Apicultura (FEMAP-MG). Minas produz 29 toneladas de própolis ao ano, sendo que 20 são de própolis verde, segundo a Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap).

A denominação de origem é uma certificação que reconhece produtos cujas qualidades ou características se devem principalmente ao meio geográfico. O gerente de certificação do IMA, Marco Antônio Vale, afirma que o reconhecimento ajuda a agregar valor ao própolis verde, que passa a ter maior abertura de mercado. “Os maiores consumidores de própolis são as indústrias farmacêuticas e os asiáticos. A denominação dá mais confiabilidade ao processo de negociação”, diz Vale.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece que para entrar no mercado externo o própolis deve ter a presença de flavonoide (princípio que combate o radical livre) e ausência de metais pesados. O grande diferencial do própolis verde produzido em Minas é a presença de um fenólico chamado artepelin – C (princípio ativo que ajuda a combater o câncer). “Minas tem regiões com elementos essenciais para o artepelin – C no própolis, com altitude de 750 a 1,4 mil metros e temperatura média de 25 graus”, observa Irone Martins Sampaio, presidente da Conap.

A origem botânica desse própolis no estado é o alecrim do campo, encontrado nas vassourinhas do Cerrado. “O própolis verde está na fronteira entre o alimento e o medicamento. É um alimento com propriedades funcionais. Os japoneses compram o própolis porque sabem da forte presença do artepelin – C”, explica Sampaio. O produto, diz, cria no organismo uma resistência contra inúmeras doenças, inclusive o câncer.

O própolis verde é encontrado principalmente no Sul de Minas e Região Central, em cidades como Entre Rios, São João del-Rei, Belo Vale, Presidente Bernardes, Barbacena, Formiga, Muzambinho, Viçosa e Patrocínio. Em algumas regiões, como Entre Rios, Sampaio afirma que a produção tem sido feita com percentual grande de artepelin -C, em torno de 11,6%.


Cura na boca O professor de patologia bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vagner Rodrigues Santos, tem realizado estudos dos efeitos do própolis verde em micro-organismos que causam lesões na boca, como gengivite, candidíase, cárie, aftas e herpes. Inicialmente foi feito um trabalho com extrato alcóolico e gel de própolis em pacientes portadores de candidíase bucal. “O resultado mostrou-se eficaz quando comparado com outros antifúngicos usados para esse tratamento”, revela Santos.

A pesquisa conta com a participação de mestrandos e docentes da unidade, alunos de iniciação científica, professores do Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas (Icex), da Escola de Farmácia e da Faculdade de Odontologia. Há dois anos, o grupo passou a oferecer atendimento especial a pessoas com câncer de cabeça e de pescoço que têm disfunção provocada pela radioterapia, conhecida como “boca seca”, caracterizada por pouca ou nenhuma produção de saliva. Segundo o professor, a saliva protege a boca e controla o crescimento exagerado de micro-organismos potencialmente patogênicos. Se ela existe em quantidade insuficiente, a pessoa pode desenvolver mucosite (inflamação da mucosa) com sobreposição de outras doenças, como a candidíase bucal, popularmente chamada de sapinho. “Esse quadro deixa o paciente mais vulnerável. Ele sente dor até mesmo quando fala ou se alimenta”, diz Santos.

Para aliviar o mal-estar, o grupo de pesquisa criou um gel à base de própolis que lubrifica a boca e traz conforto. Os resultados mostram que pacientes submetidos ao processo não desenvolvem mucosite, e, quando ela já existe, a complicação regride. “Em muitos pacientes, quando aplicamos o gel, a mucosite desaparece em até uma semana. E quando o gel é aplicado antes da radioterapia, a inflamação nem chega a aparecer. Isso se justifica pelos efeitos analgésico, anti-inflamatório e antimicrobiano do própolis”, diz o professor.

O grupo também já fez uso do própolis contra a cárie. Foram identificados 14 extratos de própolis disponíveis no mercado de Belo Horizonte, vários deles provenientes de outros estados. As amostras foram utilizadas em testes in vitro para combater os micro-organismos patogênicos. Os experimentos mostraram que todas eles eliminam e inibem o crescimento desses micro-organismos danosos à saúde bucal em maior ou menor grau.

O professor conta que foi feita uma pesquisa com alguns voluntários com alta susceptibilidade a cáries. Por motivos que podem envolver genética, questões sociais e hábitos de higiene, essas pessoas têm entre 100 milhões e um bilhão de bactérias na boca, número suficiente para causar cáries. Quando elas utilizam o gel e o enxaguante bucal à base de própolis por 20 dias, esse número cai para entre 10 mil e 100 mil.

Propriedades
Antibiótico natural, é eficaz no tratamento de gripes, resfriados, inflamações de garganta, bronquites, úlceras. Anti-inflamatório; anestésico, acelera a cicatrização e alivia queimaduras. Suplemento alimentar, preventivo.

Instruções de uso
Pode ser ingerido de preferência com água fria ou morna, sucos ou leite, pela manhã. Sugere-se de 15 a  20  gotas para crianças ao dia e 15 a 30 gotas ao dia para adultos.

Indicações
Em afecções inflamatórias superficiais, como estomatite, amigdalite, gengivite, piorreia alveolar, hemorroidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico atua melhor no sintoma, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado;
É indicado para recuperação do estado de fadiga

Em formato de enxaguante bucal, ajuda no ataque a bactérias que causam cáries

É sugerido para reduzir as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, diabetes, hipertensão;

Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia;

Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;

Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas. Fonte Jornal Estado de Ninas, edição dia 27/06/2011

Atlas de Anatomia Humana _ INDISPENSÁVEL+ BAIXE AQUI!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Atlas de Anatomia Humana – Frank H. Netter - 3ª ed

O melhor Atlas de Anatomia Humana do grande Frank H. Netter agora está na versão interativa para computador. Todas as imagens do Livro fazeem parte deste CD, mostrando todos os processos anatômicos do corpo humano. Você pode simular testes de conhecimento prático. Excelente pra estudantes de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.

Download Atlas Interativo de Anatomia Humana - 3ª edição


TANANHO: 248.87 MB


Muito útil! CLIC AQUI PARA BAIXAR ESTE ALATAS!!!

Aprenda Fazer Remédios De Plantas Medicinais

domingo, 12 de junho de 2011


Muitas vezes, dispomos de verdadeiras farmácias em casa, na forma de plantas e ervas medicinais, mas não sabemos como prepará-las. Abaixo temos algumas das formas mais tradicionais de se preparar remédios a base de ervas medicinais.
Utensílios
Utiliza-se bules e panelas de vidro, esmalte ou aço inoxidável, de facas e espátulas de madeira ou inox, de peneiras de plástico ou nylon.
Um espremedor de uvas será bom para tinturas.
Elimine o alumínio, porque este elemento é muito bem absorvido pelas ervas.
Todos os utensílios têm de ser esterilizados – pelo menos durante 30 min – em água fervente.
A esterilização é uma medida de higiene e evita que os remédios ganhem bolor.

Medir Remédios
Nunca exceda as quantidades de erva que a dosagem indica.
O numero de gotas por ml varia conforme o calibre da pipeta (tamanho da sua extremidade), portanto verifique-o contando, se for preciso.
1 ml = 20 gotas
5 ml = 1 colher de chá
10 ml = 1 colher de sobremesa
20 ml = 1 colher de sopa
150 ml = 1 xícara de chá

Fazer Decoctos
Raízes, casca, raminhos e frutos precisam, habitualmente, dum tratamento mais energético do que folhas ou flores, até se lhes extrair os constituintes.
Um decocto exige que se faça ferver em fogo brando essas partes mais duras.
Podem-se usar plantas frescas, ou secas, que se cortam ou partem em bocadinhos.
Os decoctos ingerem-se quentes ou frios.
Uma dose-padrão é a 3 a 4 porções diárias (500 ml).
1 – Ferver a Erva – Coloque 20gr de ervas secas, ou 40gr de frescas numa panela.
Cubra-as com 750 ml de água fria e coloque no fogo, até o ponto de ebulição.
Deixa-as ferver 20 a 30 minutos , até o liquido se reduzir cerca de um terço.
2 Coar e Guardar – Por um coador, coe o liquido para dentro dum jarro.
Transfira para uma xícara a quantidade necessária.
Tape o jarro e guarde-o na geladeira, ou num local fresco, durante 48 horas – no máximo.
3 a 4 porções (500 ml).

Fazer Infusões
Trata-se da maneira mais simples de preparar as partes aéreas mais delicadas das plantas, principalmente folhas e flores.
Faz-se como se fosse um chá, usando uma erva ou várias, juntamente, e pode-se beber quente ou frio. A dose-padrão é de 3 a 4 porções (500 ml) por dia e tem de ser preparada diariamente.
1 – Colocar a Erva – Coloque uma colher de chá de ervas secas, ou duas de ervas frescas, ou várias ervas misturadas, num coador para tisanas e coloque-o na xícara.
Encha esta com outra xícara de água acabada de ferver.
2 – Infundir e Coar – Ponha a tampa da xícara e deixe infundir a erva 5 a 10 minutos, antes de retirar o passador. Acrescente-lhe uma colher de chá de mel como adoçante, se quiser, e beba imediatamente. Dá 1 dose.
3 – Infundir no Bule – Coloque no bule 20 g de ervas secas, ou 30 de frescas.
Acrescente-lhe 500 ml de água acabada de ferver, tape e deixe repousar 10 minutos.
Coe parte da infusão para uma xícara e adoce-o com mel, se quiser.

Fazer Tinturas
Obtêm-se impregnando a erva em álcool para que exerça uma ação mais forte do que as infusões ou decoctos.
As tinturas duram 2 anos – no máximo – se guardadas num local escuro e fresco.
O álcool ideal é a vodka de 35 a 40º , mas o rum disfarça o gosto das ervas mais amargas, podendo ser usado também o álcool de cereais. Uma dose padrão é de 5 ml, díluidos em 25 ml de água, 2 a 3 vezes por dia.
1 – Acrescentar Álcool – coloque 200 g de ervas secas, ou 300 g de frescas, cortadas num jarro de vidro.
Acrescente-lhes 1 litro de álcool. Tape o jarro e rotule-o.
Agite-o 1 a 2 minutos e guarde-o em local fresco, durante 10 a 14 dias, agitando-o diariamente.
2 – Extrair o Líquido – Monte o espremedor de uvas e ponha-lhe um saco de rede, bem preso.
Coloque a mistura, esprema-a e apare o líquido do jarro.
3 – Engarrafar e guardar – Feche lentamente o espremedor para extrair todo o líquido e jogue fora o que restou da erva.
Com um funil, decante o líquido para frascos de vidro escuro. Tape-os com uma rolha de cortiça, ou uma tampa de rosca, rotule-os e guarde-os.

Fazer Unguentos
Os unguentos são feitos de óleos ou gorduras, aquecidos com ervas. Ao contrário das pomadas, não contêm água e formam uma camada independente á superfície da pele. Protegem-nos de feridas ou inflamações e concedem á zona afetada constituintes medicinais – como óleos essenciais. São úteis em problemas como as hemorróidas ou quando se precisa de hidratação – lábios gretados.
Podem-se fazer partindo de dezenas de bases, embora as mais simples sejam o gel de petróleo ou a cera de parafina branda.
Os óleos essenciais misturam-se mesmo antes de coar. Guarda-se o unguento em potes de vidro escuro durante 3 meses – no máximo.
Aplicar um pouco, na área lesionada, 3 vezes por dia, é uma dose padrão.
1 – Ferver e Coar – Derreta 500 g de gel de petróleo numa tigela de vidro, metida numa caçarola de água a ferver. Acrescente-lhes 60 g de ervas secas, ou 150 de frescas, picadinhas, e deixe fervilhar 15 minutos, sempre a mexer.
2 – Espremer – Deite para dentro dum saco de pano fino, preso a um jarro. Deixe o líquido filtrar-se através de do saco e, com luvas de borracha, esprema do saco para o jarro o mais que puder do unguento.
3 – Envasilhar e Guardar – Rapidamente, coloque o unguento derretido em frascos esterilizados, antes que solidifique no jarro. Ponha as tampas nos frascos, sem apertar. Quando esfriar, aperte então as tampas, rotule e guarde.

Fazer Emplastros
Um emplastro é uma mistura de ervas frescas, secas ou pulverizadas que se aplica a uma área afetada. Leva muito pouco tempo para preparar um emplastro e serve para acalmar as dores nervosas ou musculares, de entorses ou de fraturas, bem como para drenar furúnculos.
1 – Ferver a água – Ferva 2 minutos uma porção de erva que cubra a área afetada. Esprema-lhe a água da fervura, esfregue um óleo no local da aplicação, para evitar que a erva se pegue, e aplique-a aí, enquanto quente.
2 – Segure o Emplastro – Prenda bem a erva no seu lugar, com faixas ou ataduras de gaze. Deixe atuar 3 horas e ponha um novo emplastro de 2 em 2 ou 3 em 3 horas – conforme for preciso.

Fazer Pomadas
Trata-se de um processo em que se combina óleo e gordura, e água, numa emulsão.
Mas, se acelerar o processo, os ingredientes são capazes de se separar. Ao contrário dos unguentos, as pomadas penetram e têm a vantagem de serem refrescantes e calmantes permitindo, contudo, que a pele respire e transpire naturalmente. No entanto, as pomadas podem-se deteriorar depressa e é melhor guardá-las em potes estanques e escuros, na geladeira – duram 3 meses.
Pode-se adicionar a uma pomada pequenas quantidades de outros ingredientes – tinturas, pós, óleos essenciais – antes ou depois de colocar nos frascos. É possivel fazer pomadas com infusões, tinturas ou óleos infundidos.
A maneira comum de usar é esfregar um pouco na área afetada – 2 a 3 vezes por dia.
1 – Ferver Cera e Ervas – Derreta 150 g de cera emulsionante numa tigela de vidro, em banho-maria. Acrescente-lhe 70 g de glicerina, 80 ml de água e 30 g de ervas secas ou 75 g de frescas. Vá mexendo e deixe ferver durante 3 horas.
2 – Coar e Mexer – Passe a mistura por um espremedor de uvas, ou um saco de pano fino, para filtrar. Mexa-a lentamente, sem parar, até esfriar e a pomada estabilizar.
3 Envasar e Guardar – Com uma faquinha – ou espátula – de metal, coloque a pomada em potes de vidro escuro. Aperte as tampas bem e rotule. Guarde a pomada na geladeira logo que puder – dura 3 meses.

Como fazer pomadas e sabonetes medicinais?



SABONETES
&
POMADAS









POMADA

Matéria prima
Vaselina sólida ou

Derrete-se a vaselina em banho-maria e em seguida acrescenta-se o pó da planta.

* Deixe a mistura em lume brando por pelo menos dez minutos.

* Pode usar-se a pomada desta forma ou coar a mistura.

* Em uma hora a pomada está pronta.


* Outra opção é fazer uma tintura alcoólica com o pó (colocar álcool apenas até cobrir o pó), deixar coberto por dois dias e em seguida peneirar, e acrescentar a solução na vaselina derretida até derreter bem e em seguida deixar esfriar.

SABONETE

Sabonete de enxofre (exemplo)


* 200g de sabão de côco, 10 g de enxofre em pó.

* Derreter o sabão em banho maria, acresecentar o enxofre em pó, mexer bem até misturar.

* Colocar na forma e esperar esfriar.

Sabonete de glicerina * 200 g de sabão base de glicerina, 10 gotas de própolis.

* Derreter o sabão em banho maria, acresecentar o própolis em gotas, mexer bem até misturar.

* Colocar na forma e esperar esfriar.

Pode colocar qualquer outro produto, não necessáriamente os descritos.

URINOTERAPIA: Tomar urina faz bem ou mal pra saúde?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Bebe a água da tua cisterna, a água que jorra do teu poço.
Não derrames pelas ruas teu manancial, nem seus ribeirinhos pelas praças.
Seja para ti somente, sem reparti-lo com estrangeiros.
Bendita seja a tua fonte..."



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook


 

mundodosnaturais.com

Postagens populares

Tags