Email

Tecnologia do Blogger.

mundodosnaturais.com

Como fazer extrato de própolis em casa

domingo, 15 de maio de 2011


PRÓPOLIS EM SOLUÇÃO ALCOÓLICA PARA APROXIMADAMENTE 800ML DE EXTRATO DE PRÓPOLIS
Concentração do extrato: 15%.
Para preparar o extrato da própolis em solução alcoólica, não pode ser utilizada água ardente e nem álcool de farmácia.
Ingredientes:
1 litro de álcool de cereais de milho, sorgo ou arroz uso humano. Estes tipos de álcool encontram-se a venda em casas especializadas em produtos naturais.
150 gramas da própolis inatura por litro de álcool de cereais. Dê preferência a própolis verde.
A própolis deve ser obtida de apicultores com bastante experiência na apicultura ou adquirida de revendedores de produtos apícolas da sua maior confiança.
Modo do preparo do extrato da própolis:
Pegue um litro de álcool de cereais e condicione em um frasco de vidro, tipo garrafão de vinho ou água ardente para 2, 3 ou 5 litros.
Como tampa do garrafão utilize uma rolha comum.
No centro da rolha faça um furo com arame quente, permitindo assim que a pressão do álcool quando fermentado, possa sair do garrafão.
Para esterilizar o garrafão, use água quente da primeira fervura. Coloque a água quente dentro do garrafão e agite bem, cubra com um pano limpo e deixe esfriar. Esterilize também a rolha com água quente.
Feito isto, prepare a própolis na quantidade indicada acima.
Pegue a própolis, sendo ela raspada da caixa da abelha ou raspada dos caixilhos, coloque a própolis em um saco de papel marrom. Após coloque em um frízer e deixe-a congelar por aproximadamente 72 horas.
Este congelamento exterminará, se houver na própolis, qualquer larva ou ovo de moscas, borboletas ou traças.
Feito isto, pegue a própolis caso ela esteja em algum pedaço que não passe no gargalo do garrafão, quebre-a ainda congelada.
Após isto, coloque no garrafão a própolis para será transformada em extrato da própolis.
Despeje o álcool de cereais dentro do garrafão, tape com a rolha já preparada com o furo no centro da mesma, pegue um pouco de cera da abelha e aqueça em banho-maria. Quando a cera tornar-se líquida, com uma colher pegue a cera líquida e coloque sobre a rolha.
Após estes procedimentos, pegue o garrafão e agite-o sem parar no mínimo por um minuto. Repita esta operação a cada três horas durante o dia.
Deixe a própolis curtindo por no mínimo trinta a sessenta dias. Sempre agitando o liquido do garrafão até o fim do período de trinta ou sessenta dias.
Ao fim deste período, você perceberá que a própolis num tom escuro ou verde, transformou-se em um pó esbranquiçado ou amarelinho.
Após os trinta ou sessenta dias, quando perceber que toda a própolis se transformou num pó, pegue um filtro plástico, tipo coador de café, pegue um ou dois filtro de papel usado para passar café, coloque-o um sobre o outro no filtro de plástico, dentro dele coloque o filtro de papel. Após, com um saca rolha abra o garrafão. Uma vez aberto o garrafão agite-o e comece a filtragem da própolis.
Filtre-a para dentro de uma vasília de vidro ou de aço inox. Uma vez filtrado todo o litro de cereais e a própolis, você deverá obter cerca de aproximadamente 800ml de extrato.
Pegue um frasco de 30 ou 100ml e encha com o extrato da própolis.
Modo de usar o extrato da própolis em solução alcoólica:
  Para crianças: três a cinco gotas três vezes ao dia.
Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
Para adultos: vinte a trinta gotas duas a três vezes ao dia.
Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
Para amenizar o sabor, na colher com água adicione 20 gotas de suco de laranja do céu.
Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gases.
A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.
Sempre que retirar do garrafão, volte a tapar o mesmo com a rolha antes usada.
O prazo de validade do extrato da própolis é de um ano.
Obs.: na universidade que fui pesquisador nas áreas humana e veterinária, lá tratei de aproximadamente quatro a seis mil pessoas com doenças, até câncer. Como a produção era alta, foi projetado e construído um macerador da própolis, que fazia o agitamento da própolis juntamente com o álcool de cereais de quinze em quinze minutos durante quinze dias.
 Fonte: http://www.revistatvs.com.br/caseiro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook


 

mundodosnaturais.com

Postagens populares

Tags