Email

Tecnologia do Blogger.

mundodosnaturais.com

Beterraba

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nome popular BETERRABA
Nome científico Beta vulgaris
Fotos ampliadas 1
Família Amaranthaceae
Parte usada Raiz
Indicações terapêuticas Doenças cardíacas, câncer de cólon, redução do colesterol sérico, leucemia, defeito do tubo neural em crianças, doenças causadas por tóxicos e poluição.
Informações complementares Uso medicinal
A raiz da beterraba é muito consumida em todo o mundo, seja cozida ou crua, é um dos vegetais mais apreciados na culinária, seu sabor adocicado e com gosto de terra atrai ao paladar.
Embora seja utilizada como alimento também é eficiente quando usada medicinalmente, seja na cura de doenças ou como preventivo.
As raízes avermelhadas contêm poderosos compostos que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, defeitos de nascimento e certos tipos de câncer, especialmente câncer de cólon.
O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, também é um poderoso agente de combate ao câncer.
A sua eficácia contra câncer de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos. Este pigmento é absorvido pelo glóbulos e pode aumentar a capacidade de transporte de oxigênio do sangue em até 400 por cento.
As beterrabas são especialmente ricas em folato, vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, pois sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural.
A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Um copo de beterraba cozida cortada contém 136 microgramas de folato.
As folhas verdes podem ser cozidas e também são ricas em betacaroteno, ácido fólico, clorofila, potássio, vitamina C e ferro.
A fibra de beterraba vermelha ajuda a reduzir o colesterol sérico em 30 a 40%, também pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Beterraba ajuda a manter a elasticidade das artérias, quando consumido regularmente pode ajudar a prevenir varizes.
O teor de ferro da beterraba vermelha, embora não seja alto, é da melhor qualidade que o torna um poderoso limpador e construtor do sangue.
Esta é a razão pela qual a beterraba é muito eficaz no tratamento de muitas doenças causadas por tóxicos e poluição.
O suco de beterraba é altamente alcalino que o torna eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação.
Suco de beterraba e suco de cenoura, quando combinados, são excelentes na cura de gota, problemas nos rins e na vesícula biliar, também pode ajudar nas dores de cabeça, dores de dente, disenteria, lumbago, problemas de pele, problemas menstruais, etc.
O suco de beterraba é muito forte, não tome muito se seu corpo ainda não está acostumado, aconselha-se aumentar a quantidade de ½ raiz de beterraba de tamanho médio para 1 a cada semana. O suco é tão forte que você pode sentir tonturas durante a limpeza, este desconforto é normal, pois as toxinas estão sendo eliminadas.
É aconselhável beber bastante água para ajudar na eliminação de toxinas. Quando você começar a comer beterraba regularmente, você verá uma cor vermelha na urina ou fezes, não há nada para se preocupar pois esta é apenas a cor da beterraba. Quando a beterraba é cozida parte de seu conteúdo de nutrientes é destruído, você pode consumi-la como suco ou crua.
Colaboração
Marcelo Rigotti, Eng. Agrônomo, Dsc. Agronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook


 

mundodosnaturais.com

Postagens populares

Tags